top of page

Farmácia Clínica é uma área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar e prevenir doenças.  

 

O Farmacêutico Clínico está apto a identificar sinais e sintomas, implementar, monitorar a terapia medicamentosa e orientar o paciente, atuando em conjunto com outros profissionais de saúde visando a efetividade do tratamento. Exige um amplo conhecimento em práticas terapêuticas, aliado a capacidade de julgamento e tomada de decisão. Fonte:  CRF/SP.

 

A DUBEL FARMA é a primeira farmácia clínica de Montes Claros e Região, com vários serviços gratuitos para a população. A farmácia clínica Dubel Farma, apresenta sua missão em Cuidar da Saúde da população.   

FARMÁCIA CLÍNICA

A Assistência Farmacêutica e se destaca como uma prática onde o farmacêutico assume a responsabilidade e o compromisso de identificar e satisfazer as necessidades dos usuários relacionadas à farmacoterapia, garantindo que esta seja a mais indicada, efetiva, segura e conveniente, resultando em melhora do quadro clínico, alcance e manutenção de objetivos terapêuticos.

 

O acompanhamento farmacoterapêutico contribui para a obtenção de resultados favoráveis com o uso de medicamentos, principalmente naqueles usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão e o diabetes, quando, na maioria dos casos, é necessária a utilização de medicamentos por toda a vida e a baixa adesão à terapia representa um importante problema de saúde pública, pois as complicações relacionadas ao descontrole dessas enfermidades podem ocasionar aumento do número de internações hospitalares e da taxa de mortalidade (AIRES,2010).

ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO

No Brasil, o consumo de produtos farmacêuticos aumenta com a idade, seja no interior ou nas principais capitais, e normalmente o número de produtos utilizados varia entre dois e cinco medicamentos. Os idosos chegam a representar 50% das pessoas que fazem uso de vários medicamentos ao mesmo tempo, sendo mais suscetíveis às reações adversas provocadas por ele (MENESES,2010).

Programa de atenção farmacêutica  ao paciente com Diabetes tipo 1 e tipo 2. O Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio metabólico crônico caracterizado por níveis elevados de glicemia devido à deficiência de insulina, freqüentemente combinada com a resistência a ela. (RANG, 2003).

O farmacêutico pode fazer a diferença, pois se encontra bem posicionado para aconselhar e educar seus pacientes sobre o controle do diabetes e a prevenção, ele é o primeiro a ver uma pessoa com, ou em risco de desenvolver diabetes, identificando os pacientes de alto risco  e orientando-os a buscar o médico para um diagnóstico precoce.

CUIDADO AO IDOSO

PROGRAMA 

DIABETES EM DIA

CONSULTA FARMACÊUTICA

CUIDADOS COM A GESTANTE

As alterações fisiológicas durante a gestação modificam a farmacocinética e a farmacodinâmica de muitos medicamentos, sendo assim o tratamento das enfermidades deve ser cauteloso por parte dos profissionais da saúde e pela mãe, privilegiando as ações não farmacológicas quando possível (MCCARTERSPAULDING, 2005, p.10).

© 2023 por CUIDE BEM. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page